(21) 2391-4746 [email protected]

Seu experimento é reprodutível?

A possibilidade de um experimento publicado ser reproduzido em outro laboratório e assim obter o mesmo resultado é central para que o estudo científico seja confiável. Os resultados de medição obtidos em um teste/experimento devem ser comparáveis com aqueles obtidos em uma outra ocasião, no mesmo ou em outro laboratório. Isto é assegurado quando os resultados são rastreáveis a uma mesma referência metrológica (SI), mesmo que os calibrantes ou sistemas de medição ou as incertezas de medição relativas sejam diferentes (fisicamente).

A rastreabilidade metrológica é a propriedade de um resultado de medição pela qual tal resultado pode ser relacionado a uma referência. É o principal parâmetro que permite comparar as medidas nacional ou internacionalmente, através de uma cadeia contínua de comparações, todas tendo incertezas estabelecidas. Dessa forma, é possível afirmar que 1 grau Celsius em um dado local é igual a 1 grau Celsius em qualquer lugar do mundo, e isto se estende às outras variáveis.

Estabelecer a rastreabilidade metrológica é comparar um valor de medição desconhecido com um valor conhecido (com incerteza estabelecida), que por sua vez é ligado a um outro valor conhecido, e assim sucessivamente. Cada valor conhecido tem uma incerteza de medição menor do que o valor desconhecido.

Por que isso é importante?

Necessária para confiabilidade das medições Barreiras Técnicas ao Comércio Garantia de justas relações de troca Saúde, segurança (forense e alimentar) e meio ambiente Qualidade, inovação e competitividade A rastreabilidade metrológica pertence a valores de grandezas de referência de padrões de medição, e não ao organismo que fornece os resultados. Por exemplo, a rastreabilidade metrológica não pode ser atrelada a uma organização particular, isto é, “rastreável a um Instituto Nacional de Metrologia (INM)”.

Quando o resultado de uma medição é descrito como rastreável, é essencial especificar a qual referência foi estabelecida a rastreabilidade metrológica. Podendo ser: a uma grandeza de base do SI; a uma grandeza derivada;a uma escala definida (tal como pH ou dureza); a um valor representado por um material de referência; ou a um valor resultante do uso de um método descrito em um padrão nacional ou internacional. A calibração abrange aspectos científicos além da rastreabilidade e da análise das incertezas inerentes aos processos de medição.

Anteriormente à aprovação de um procedimento de calibração, há uma pesquisa aplicada para seleção, avaliação e validação de métodos adequados para cada variável ou grandeza de medição. No Brasil, em algumas áreas, a calibração ainda é normalmente confundida como uma mera comparação com outro instrumento e, de modo geral, deposita-se excessiva credibilidade à instrumentação.

É necessário avaliar o grau de similaridade entre as medidas realizadas por um instrumento e valores deste mesmo parâmetro, determinados por um padrão, através da calibração. A metrologia é responsável pela calibração da instrumentação, promovendo desta maneira os dados confiáveis que servirão para as conclusões científicas e tomadas de decisões.

Garanta a conformidade, qualidade e redução de custos relacionados aos seus equipamentos!

A GM Metrologia oferece os serviços de Calibração, Manutenção e Treinamentos necessários para possibilitar a confiança nas medições realizadas em seu laboratório!

Nossos especialistas auxiliam você a interpretar o certificado de calibração com a avaliação específica para aplicação certa dos dados de medições no seu processo.