(21) 2391-4746 [email protected]

Importância da Metrologia na Área da Saúde

O uso da metrologia na área da saúde é cada vez mais necessário. Hoje já é possível medir inúmeros parâmetros fisiológicos, auxiliando no procedimento de diagnósticos, inclusive precoces, de diversas doenças. Com o avanço da tecnologia, praticamente a totalidade dos exames laboratoriais são automatizados.

A partir de pequenas amostras biológicas há equipamentos que realizam exames de forma precisa e liberam os resultados rapidamente. Essa automatização em análises de hematologia, bioquímica, imunologia e demais áreas laboratoriais proporciona diversas vantagens aos laboratórios, como aumento da produtividade; redução de custos operacionais; mais rapidez na entrega de resultados; menor exposição ao risco biológico e acidentes de trabalho; etc.

Diariamente são tomadas decisões baseadas nos resultados das medições. Os resultados de um exame clínico embasam a tomada de decisão de um médico sobre o estado de saúde de alguém. Esse resultado servirá para determinar qual o tratamento adequado de acordo com as conclusões apresentadas, sendo de fundamental importância na vida do paciente. Os equipamentos biomédicos são essenciais e sua confiabilidade metrológica garante segurança, a partir da realização de calibrações rastreadas a padrões internacionais.

Desta forma, conhecer e, sobretudo saber controlar as fontes de erros intrínsecas e relacionadas com os diversos agentes do processo (equipamento, paciente, operador, ambiente e técnica utilizada) são fundamentais para assegurar a qualidade de serviços médicos.

Apesar dessa importância inquestionável, qual o impacto que a calibração desse tipo de equipamento gera nos laboratórios de análises clínicas?

Qual é o investimento atual na área por parte dos laboratórios? Qual a literatura e a legislação na área que contribuem para a segurança nos laboratórios?

Existe um número crescente de fatores que justificam a importância da calibração de um instrumento, dentre eles, a verificação do bom funcionamento dos equipamentos, a necessidade de satisfazer as normas de qualidade e a garantia da confiabilidade e da rastreabilidade das ações.

No que tange às fontes de erros relacionadas aos equipamentos, ações periódicas de verificação, calibração, manutenção e treinamento de operação minimizam o problema, podendo evitar acidentes que coloquem em risco a vida do paciente e/ou operador, em casos adversos como na falta de manutenção, operação inadequada, defeitos de fabricação, etc. O laboratório deve contar com profissionais que conheçam os termos fundamentais da metrologia, que entendam que existe a diferença entre ajuste e calibração e que tenham a capacidade de estimar o erro e a incerteza de medição que deverão ser informados nos certificados de calibração emitidos.

O envelhecimento dos componentes, mudanças de temperatura e estresse mecânico sobre os equipamentos podem gradativamente deteriorar as suas funções. Quando isso ocorre, os testes e as medidas já não são mais tão confiáveis e podem refletir no projeto e na qualidade do produto. A calibração permite evitar tais situações. A calibração permite verificar a conformidade de um determinado instrumento com as especificações ou normas aplicáveis ao mesmo tempo e permite o estabelecimento de uma relação entre o valor indicado no instrumento e o valor verdadeiro da grandeza que ele mede.

Garanta a conformidade, qualidade e redução de custos relacionados aos seus equipamentos! A GM Metrologia oferece os serviços de Calibração, Manutenção e Treinamentos necessários para possibilitar a confiança nas medições realizadas em seu laboratório! Nossos especialistas auxiliam você a interpretar o certificado de calibração com a avaliação específica para aplicação certa dos dados de medições no seu processo.