(21) 2391-4746 [email protected]

Erro x Incerteza

O objetivo de uma medição é determinar o valor do mensurando, isto é, o valor da grandeza específica a ser medida. Toda vez que fazemos alguma medição o resultado da grandeza medida certamente está afetado por erros, que podem ou não ser significativos para a medição, dependendo do que estamos medindo e da criticidade dessa medida, ou seja dependendo da exatidão de medição requerida.

Os erros podem ser influenciados pela ação isolada ou combinada de vários fatores que estão envolvidos no sistema de medição, como operador, instrumento, método, ambiente, mensurando, etc. Em geral, o resultado de uma medição não é exato, é somente uma aproximação ou estimativa do valor do mensurando. Por isso é importante definirmos a incerteza que quantifica essa inexatidão.

O erro de medição corresponde à diferença entre valor medido de uma grandeza e um valor de referência, fornecido por um padrão. A incerteza de uma medição é a dúvida que temos sobre o resultado de qualquer medição. A qualquer medição está sempre associado um erro de medição e uma incerteza. Importa então identificá-los, corrigi-los (os erros) e mantê-los dentro de limites aceitáveis.

Esta tarefa representa um dos grandes desafios da metrologia, pois nem sempre é tangível assegurar os valores medidos dentro de certos limites.Naturalmente que o rigor e a qualidade da medição impõem os menores valores para o respectivo erro e incerteza, contudo, eles existem e estão sempre presentes. Existem vários tipos de erros, cujo conhecimento constitui um requisito fundamental para a qualidade de qualquer sistema e/ou processo de medição. Desta forma, é condição a assegurar, conhecer os fatores que podem interferir no processo de medição, identificá-los e avaliar o respetivo impacte nos resultados.

Erros de medição não são “bons” nem “ruins”, não qualificam nem desqualificam um sistema de medição ou um instrumento. Tudo irá depender do grau de confiabilidade e tolerância de processo e da ação a ser realizada para o devido tratamento dos mesmos.

Garanta a conformidade, qualidade e redução de custos relacionados aos seus equipamentos!

A GM Metrologia oferece os serviços de Calibração, Manutenção e Treinamentos necessários para possibilitar a confiança nas medições realizadas em seu laboratório!

Nossos especialistas auxiliam você a interpretar o certificado de calibração com a avaliação específica para aplicação certa dos dados de medições no seu processo.