(21) 2391-4746 [email protected]

Como os cientistas escrevem?

Você sabia que a maior distância observável do universo mede cerca de 740 000 000 000 000 000 000 000 000 m, e a massa de um próton é aproximadamente 0,00000000000000000000000000167 kg ? Achou o número muito grande ou muito pequeno? Em estudos científicos é comum lidar com números muito grandes ou números muitos pequenos. Então para facilitar os cálculos e comparações, foi criada a notação cientifica, que é a forma que os cientistas utilizam para representar os números, usando uma potência de base dez. Assim

O a é chamado de coeficiente, e n é chamado de expoente, ou ordem de grandeza. Por exemplo:

O coeficiente é determinado a partir de divisões ou multiplicações por potências de base dez do número real, posicionando a vírgula à direita do primeiro algarismo significativo do número. Já a ordem de grandeza é assim conhecida porque é ela quem determina quais as dimensões do número em notação científica. Por exemplo, sabemos que a massa do elétron expressada por notação científica possui o seguinte coeficiente: 9,10938356. Entretanto, esse número não oferece as reais dimensões da massa do elétron. Para isso, existe a ordem de grandeza. A massa do elétron é da ordem de 10– 28 gramas, ou seja, a massa de um elétron é de:

Esse número, caso escrito em sua forma decimal, seria:

O Sistema Internacional de Unidades (SI) O SI especificou um conjunto de prefixos de unidades de medida, baseados em notação científica. Quando usamos as palavras miligrama, mililitro, quilômetro, centímetro entre muitas outras, estamos intrinsecamente falando em potências de 10. Veja a tabela :

Saiba mais sobre Notação Cientifica em: Mundo Educação Garanta a conformidade, qualidade e redução de custos relacionados aos seus equipamentos!

A GM Metrologia oferece os serviços de Calibração, Manutenção e Treinamentos necessários para possibilitar a confiança nas medições realizadas em seu laboratório!

Nossos especialistas auxiliam você a interpretar o certificado de calibração com a avaliação específica para aplicação certa dos dados de medições no seu processo.