(21) 2391-4746 [email protected]

5 Passos para Reduzir Custos com Equipamentos e Instrumentos do Laboratório

Passo 1: Invista na qualidade dos equipamentos e instrumentos

Levar a qualidade dos materiais, garantia, custos e disponibilidade de insumos, assistência técnica, etc. em consideração na hora da compra é muito importante! Não hesite em pedir demonstrações ou fale com um especialista sempre que for necessário, de modo que seja possível analisar melhor o atendimento as necessidades do laboratório e ao orçamento disponível.  

Passo 2: Tenha um controle dos equipamentos

Manter um mínimo de ferramentas de controle, permite reduzir ou mesmo evitar muitos gastos! É interessante que o laboratório mantenha pelo menos um inventário de equipamentos que deve possibilitar o controle de todo o seu parque, com informações como quantidade, marca, modelo, localização, número de série, garantia, etc;

E também o registro histórico das ocorrências, com todos os eventos da vida útil do equipamento, desde a instalação, passando por todas as manutenções, carta-controle, calibrações, etc.   Isso é importante para que se possa gerenciar a qualidade dos produtos, dos serviços e dos custos associados.  

Passo 3: Treine a Equipe

Para reduzir custos no seu laboratório, é importante instruir os colaboradores sobre a melhor forma de manusear cada um dos equipamentos, assim como as instruções de lavagem e armazenagem.Realize treinamentos periodicamente. Peça para os colaboradores apontarem quais itens eles têm mais dificuldade de manuseio para evitar mau uso e custos desnecessários.

  Um laboratório de análises trabalha com diversos equipamentos de valor elevado, e considerando que muitas pessoas usam eles todos os dias, esse tipo de cuidado e instrução se torna essencial, assim você garante que qualquer pessoa estará apta a usar os equipamentos e materiais da forma correta, colaborando para sua preservação.  

Passo 4: Mantenha a Calibração e Manutenção em dia

Manter a calibração em dia permite ao laboratório analisar desvios importantes dos equipamentos e economizar com insumos, reagentes, etc. Imagine um dispensador de volume que esteja com um desvio de 25% a mais no ponto de volume mais usado no processo. Dessa forma, ao fazer a calibração e verificar esse desvio, evita-se o uso desnecessário de 25% de reagente.  

As manutenções devem fazer parte da rotina, reduzindo a possibilidade de erros que prejudicam o controle de qualidade laboratorial. Para assegurar medições confiáveis, evitar retrabalho, refugo, além de perdas de tempo e de material e, assim proporcionar redução de custos total.   Pode custar muito mais caro trocar um equipamento ou fazer uma manutenção corretiva do que simplesmente fazer uma manutenção de rotina.  

Então, por mais que pareça que o laboratório está apenas gastando dinheiro ao seguir um plano de calibração e manutenção periódicas, você está economizando o que precisaria gastar caso o equipamento falhasse em um momento crucial, por exemplo.  

Passo 5: Prefira contratos x serviços avulsos

Um contrato de prestação de serviços permite um maior planejamento e controle por parte tanto do laboratório quanto do contratado. Evita-se desperdício de tempo com solitação de cotação, aprovação, etc. reduzindo a probalidade de vencimento de calibrações e manutenção, prevenindo não conformidades.

É possível obter um melhor custo-benefício através de descontos nos contratos e opções de parcelamento, além de descontos em peças quando necessário.   Entre as vantagens de um contrato pode existir o atendimento preferencial nas solicitações, redução do tempo de permanência do instrumento para realização da calibração/manutenção, tabela de valores especiais, etc.  

Além de opções que incluem o gerenciamento de calibrações onde a contratada fica responsável por gerenciar e calibrar todos os seus equipamentos, oferecendo vantagens únicas como análise de resultados de calibração e certificados online.

Garanta a conformidade, qualidade e redução de custos relacionados aos seus equipamentos!  

A GM Metrologia oferece os serviços de Calibração, Manutenção e Treinamentos necessários para possibilitar a confiança nas medições realizadas em seu laboratório!  

Nossos especialistas auxiliam você a interpretar o certificado de calibração com a avaliação específica para aplicação certa dos dados de medições no seu processo.